

“Os Piratas”
Dizem que no fim do mar havia uma ilha encantada / e que nela se escondia uma dama malfadada que um tesouro defendia / Naquele abismo de mar muitos se aventuravam / e prometiam voltar, mas nunca mais voltavam. A ver vamos se estes dois, por hora no camarim / encontram para esta história outro Fim.
O espetáculo Os Piratas é uma criação da VUMTEATRO, sedeada nos Açores, que desde o povoamento foram fustigados por piratas e corsários, de onde a motivação do autor, Ricardo Ávila, açoriano, roberteiro. São de imediato reconhecíveis matrizes do Teatro Dom Roberto, que convivem com outros elementos, numa história cuja dramaturgia deve preponderância à palheta enquanto contingência dramatúrgica.
Ficha-Técnica & Artística
Dramaturgia, dispositivo e manipulação: Ricardo Ávila
Marionetas e figurinos: Marcos Evangelho e Bibiana Guitas Adereços cénicos: Sílvia Fagundes

Ricardo Ávila
PALHETA DESDE 2019
46 anos, natural da Terceira, contador de histórias, ator, marionetista. Educador de Infância, Mestre em Teatro, Fundador e ator da Companhia Cães do Mar, começa a fazer robertos em 2019, recebendo a palheta de José Gil (SA Marionetas).
VUMTEATRO, uma companhia de 4 artistas unidos pelo amor à marioneta, açorianos que embarcaram de salto mas regressaram ao berço oceânico com pedaços do mundo para partilhar. Dedicam-se a criação com robertos, sombras e outras formas marionetísticas e à contação de histórias de tradição oral.









