top of page
Logo_Small_1.png
Thumbs_Participantes_1_0000_14_Mariana_Matos.png

13 SET

21h

Manuel Costa Dias

"Maria Liberdade "

Trulé

Évora

barra_branca_1.png

"Maria Liberdade "

Maria está aprisionada na Ditadura. Os longos braços de uma figura  sinistra imobilizam-na no medo que sustenta este regime político. Em  analogia ao reportório tradicional do Teatro Dom Roberto várias  personagens surgem: umas aproximam-na do terror, outras tentam socorrer  os seus gritos de desespero. Mas há quem desafie as leis e as convenções para devolver à Maria, a  Liberdade.

Ficha-Técnica & Artística

Criação coletiva a partir do repertório tradicional de Robertos  Manipulação, construção dos Bonecos e palheta: Manuel Costa Dias 

Música, arranjos, viola, percussão e voz: Nuno do Ó  

Imagem: Joana Dias e Rogério Veloso


Entrada livre mediante reserva prévia, sujeito à lotação da sala.

barra_branca_1_Fliped.png

Manuel Costa Dias

PALHETA DESDE 1987

Manuel Fernando da Costa Dias nasceu em 1949. Pintou, esculpiu, no teatro cenografou acabando por se dedicar por inteiro à criação e realização de espetáculos de marionetas como marionetista solista. Em Évora iniciou o projeto profissional TRULÉ – Investigação de Formas Animadas. No teatro Manuel Costa Dias colaborou como cenógrafo em várias companhias de teatro: Centro Cultural de Évora (25 cenografias), CENDREV, Cena, Bonifrates, TEUC, Bonecreiros, Cornucópia, Jangada Teatro e Imaginário. Em 1982 foi-lhe atribuído o prémio para o melhor espaço cénico, pela Associação Portuguesa de Críticos. Manuel Costa Dias, para o projeto TRULÉ, estreou-se com um espetáculo na técnica de Robertos na Bienal Internacional das Marionetas de Évora em1987. Nos últimos 20 anos, participou em mais de 100 Festivais Internacionais. Aos espetáculos Variações de Marionetas em Redor da Música, Amores e Humores da Bonecada, Robertos e outras Marionetas, As minhas MAIS… Marionetas e Voa Vladimir, Voa foram atribuídos 20 prémios em Festivais Internacionais. Na 1ª edição de ÉVORAINOVA foi homenageado com o galardão Valorização Cultural e foi-lhe atribuída a medalha de Mérito Municipal – Classe Prata pela Câmara Municipal de Évora.

bottom of page