

"A Tourada"
Não tendo uma narrativa, esta peça retrata uma verdadeira tourada à portuguesa. Um touro que não é feroz mas sim doce e que gosta de festinhas e que se cansa rapidamente. Um toureiro que gosta de fazer travessuras e uns forcados que ficam confusos com um touro, que mais parece um cão brincalhão. Uma divertida história que retrata de forma muito especial uma controversa tradição portuguesa.
Ficha-Técnica & Artística
Autor: João Costa
Bonecreiro: João Costa
Construção de bonecos e adereços: João Costa
Costureira: Marta Monteiro
Produção: Mãozorra

João Costa
PALHETA DESDE 2010
Em 2006 inicia o contacto com as marionetas com Toni Rumbau no workshop de Titeres de Cachiporra.Em 2013 funda a companhia Mãozorra Teatro de Marionetas.Reproduz três espetáculos do reportório tradicional:O Barbeiro e A Tourada,O Caçador. Desde 2014 é diretor artístico do festival ESTAR-Encontros de Teatro e Animações de Rua, do festival MÓ-Festival de Marionetas de Oeiras(2016-2022).
A Mãozorra é uma companhia de Teatro de Marionetas, fundada em 2013 que desenvolve a sua atividade no âmbito da #programação, da #criação, e da #mediação de públicos. Sediada na aldeia de Barão de São Miguel, no concelho da Vila do Bispo (Algarve), desenvolve as atividades na sua sede, na Antiga Escola Primária de Barão de São Miguel, a par com circulações no território nacional e internacional dos seus espetáculos em itinerância. No domínio da criação, com foco predominantemente para o Teatro de Marionetas, combina o cariz tradicional ao contemporâneo, tendo vindo a afirmar-se no teatro de marionetas em Portugal e no estrangeiro, participando regularmente em diversos encontros e festivais nacionais e internacionais. No domínio da programação desenvolve, com carácter regular, um Serviço Educativo – sessões para os alunos do Agrupamento de Escolas da Vila do Bispo e uma programação para o Público Geral na sua sede, entre os meses de Janeiro a Maio e Outubro a Dezembro. De carácter pontual desenvolve desde 2014, o Festival ESTAR (2014-presente), um evento que se tornou uma referência no setor. No seu Espaço Cultural Mãozorra, congrega ainda o encontro e intercâmbio de artistas em processos de criação através da realização de Laboratórios de Criação (curta e longa duração), bem como projetos de ação comunitária como o Grupo de Teatro de vMarionetas Sénior. Desenvolve projetos em parceria, visando a otimização dos recursos locais, mas também ações de intercâmbio cultural ao nível nacional e internacional.









