08
top of page
logo_evento_1.png

9 SET

21:00

Delphim Miranda

“O BARBEIRO DIABÓLICO ‘POR FIOS’”

EXPOSIÇÃO

Thumbs_Participantes_1_0000_14_Mariana_Matos.png
barra_branca_1.png

Todas as Idades

“O BARBEIRO DIABÓLICO ‘POR FIOS’”

6 MARIONETAS, PERSONAGENS DO REPERTÓRIO DO TEATRO DOM ROBERTO


A ideia de recriar as personagens oriundas do “Teatro Dom Roberto”, especificamente do “Barbeiro Diabólico”, nasce da vontade de homenagear esta “prática, que há muitos anos me regala os sentidos… todos… e desde o saudoso “Mestre” Dias… que nos foi dado a conhecer pelo também saudoso “Mestre” Francisco Esteves… que não perco uma sessão que se realize perto de mim…


E estas minhas Marionetas nasceram com a finalidade… de possibilitar a qualquer um o poder ultrapassar “ os medos”… “as vergonhas”… “o não sou capaz… não tenho jeito”… e recriar o que acabou de assistir na Guarita com os Robertos… e assim… ajudar a cumprir os meus desejos de criador de Marionetas: que sejam “mexidas”… “remexidas”… manipuladas… para não serem só expostas… à vista… “mas longe do coração”…

Ficha-Técnica & Artística

barra_branca_1_Fliped.png
barra_branca_1.png

Delphim Miranda

barra_branca_1_Fliped.png
BG_Pat_1_Top_77%.png

Delphim Miranda

É natural de Lisboa e do Signo Touro, pois nasceu a 17 Maio de 1947, ano de boa colheita, na freguesia da Lapa que já não existe. Frequentou o Curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, leccionando desde 1971, as disciplinas de Educação Visual e Educação Visual e Tecnológica, no ensino oficial. É formador nas áreas de Expressão Plástica, certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional. Depois de ter experimentado as mais diversas formas de comunicação, tais como o Cartoon, a Banda Desenhada, o Cinema de Animação, a Pintura, a Ilustração, a Performance/Intervenção, é no Teatro que se fixa, trabalhando nas áreas da Cenografia, Figurinos, Adereços, como Ator e como Autor. Descobrindo no ensino, nos idos de 76/77, as Marionetas como unidade de trabalho capaz de envolver os alunos em todas as áreas expressivas, especializou-se nesta arte maior, tornando-se profissional. Monta então os seus primeiros espectáculos, em que contracena com as suas Marionetas, contando histórias da sua autoria. Assim, como Contador de Histórias com Marionetas, Delphim Miranda tem percorrido o País de lés-a-lés, através do extinto Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura, da Fundação Calouste Gulbenkian participando, também, em festivais de Teatro, nacionais e internacionais. É membro da UNIMA-P. Está representado no Museu da Marioneta, em Lisboa. Concebeu e executou Marionetas, para os Atores Maria do Céu Guerra e Luís Miguel Sintra, manipularem nos seus espetáculos. Participou na 15ª BIME, em Évora, em parceria com os GiGaBombos do Imaginário, com a “manifestação” de Cabeçudos “Galináceos”.

BG_Pat_1_Bottom_77%.png
apoios_all.png
bottom of page