


ENCONTRO DE TEATRO TRADICIONAL DOM ROBERTO
10, 11 e 12 de setembro
Jardim da Anta
Nos dias 10, 11 e 12 de Setembro de 2021, realiza-se o É SÓ PALHETA - Encontro de Teatro Tradicional Dom Roberto, na Casa da Marioneta de Sintra e Jardim da Anta em Agualva, Sintra. No ano em que o Teatro Dom Roberto foi finalmente inscrito no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial em Portugal, os Valdevinos Teatro de Marionetas convidam diferentes companhias portuguesas a representarem a diversidade de repertório tradicional de Teatro Dom Roberto.

Desde a sua fundação, em 1997, que os Valdevinos se têm dedicado à defesa e promoção da arte da marioneta e, desde 2015, juntou-se a outras companhias de teatro enquanto criadora e produtora de Teatro Dom Roberto. Queremos, por isso, num ano (dois anos, vá) em que se acumularam demasiados desafios para as companhias de teatro nacionais e internacionais, com riscos elevados para a sua sobrevivência, comemorar e celebrar ... a palheta!

Para os que são “novos” na arte do Dom Roberto, a palheta é o “truque” que permite ao Dom Roberto “falar”. A sua voz distorcida e que vibra em qualquer lugar é inconfundível. Mas como também sabemos, no discurso informal podemos dizer que ficamos horas “na palheta”, como quem diz, a conversar...
O Teatro Dom Roberto faz parte do repertório tradicional português de teatro de marionetas. A sua origem remonta ao séc. XVII, introduzido em Portugal por marionetistas italianos e franceses, influenciados pela Commedia dell’Arte italiana. Contudo, é no séc. XIX que se verifica documentação com o registo de imagens da época, com marionetas de luva e espetáculos com estruturas semelhantes às da atualidade. A adaptação à realidade cultural portuguesa seguiu a tradição europeia dos heróis populares, em que o personagem Dom Roberto é capaz de vencer a própria morte. A verdade é que tem vencido, nas últimas centenas de anos, ao chegar até nós com a vivacidade que assistimos hoje, muito devido ao esforço das entidades culturais em Portugal.

Procuramos, neste 1.º Encontro, honrar o repertório que chegou aos nossos dias pelas mãos de mestres bonecreiros que solitariamente deambularam de lugar em lugar e nos passaram o testemunho desta tradição que procuramos preservar. Incluem-se no repertório tradicional as peças "O Barbeiro Diabólico", "A Tourada", "O castelo dos Fantasmas" e "Rosa e os três namorados".
Com a aprendizagem do mestre António Dias, foi João Paulo Seara Cardoso, já falecido, da companhia Marionetas do Porto, que partilhou o conhecimento e deu início aos novos Palhetas.
Em 2021, a nossa proposta é reunir estes artistas e partilhar com o público a alegria, agilidade e perspicácia do Teatro Dom Roberto. Sim, é mesmo pelos sorrisos e gargalhadas. É mesmo pela palheta.

Bonecreiros
Valdevinos Teatro de Marionetas - Sintra
João Costa
Mãozorra - Oeiras
Jorge Soares
Bonecos de Almar - Faro
José Gil
S.A.Marionetas - Alcobaça
Marcelo LaFontana
La Fontana-Formas Animadas - Brasil
Raul Constante Pereira
Limite Zero - Porto
Ricardo Ávila
Açores
Sara Henriques
Red Cloud Marionetas - Porto
Vitor Costa
Robertos Santa Bárbara - Baixa da Banheira

Convidados para Tertúlia
Maria João Raposo
Diretora do Departamento de Turismo e Cultura da Câmara Municipal de Sintra
António Brancanes
Diretor Cultural da Fundação Cultursintra
Carlos Casimiro
Presidente da Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra
Ildeberto Gama
Presidente de Direção da UNIMAP-União Internacional da Marioneta-Portugal
Isabel Barros
Diretora Artística do Teatro de Marionetas do Porto

Ficha Técnica & Artística
Direção Artística
Fernando Cunha
Direção Produção
Ana Pinto
Apoio à Produção
Alexandre Nicola
Ana Alexandra
Ana Peres
Ângela Ribeiro
Emmanuel Jose (sem acento)
Isabel Matos
José Quevedo
Maria José
Maria Rosário
Maria Toscano
Sérgio Ferreira
Ilustração/Fotografia, Design Gráfico/Web
Norma Carvalho
Vídeo
Realização: Ricardo Reis
Captação de Imagem: Ricardo Reis, Pedro Oliveira, Dânia Viana, João Solano e Armando Cardoso
Fotografia: Pedro Francisco
Agradecimentos
Helena Cardoso
Susana C. Gaspar

parceiro institucional


apoios




Estrutura associada


promotor

