ATÉ 12 JUNHO 2022
Um Quarteirão de Marionetas
EXPOSIÇÃO
Delphim Miranda
MAR
05

Um Quarteirão de Marionetas
Inauguração da exposição de Delphim Miranda
A exposição está patente na Casa da Marioneta até ao dia 3 de Julho de 2022.
HORÁRIO/VISITAS
Público em geral: nos dias de actividades da Casa da Marioneta
Escolas e grupos: durante a semana, mediante agendamento
FICHA TÉCNICA / ARTÍSTICA
PÚBLICO-ALVO
Todas as idades
DURAÇÃO
Entrada Livre
RESERVAS & INFORMAÇÕES
Delphim Miranda é natural de Lisboa e de Signo Touro, pois nasceu em Maio de 1947, ano de boa colheita. Frequentou o Curso de Pintura da Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, leccionando desde 1971, as disciplinas de Educação Visual e Educação Visual e Tecnológica, no ensino oficial. É formador nas áreas de Expressão Plástica, certificado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional.
Depois de ter experimentado as mais diversas formas de comunicação, tais como o Cartoon, a Banda Desenhada, o Cinema de Animação, a Pintura, a Ilustração, a Performance/Intervenção, é no Teatro que se fixa, trabalhando nas áreas da Cenografia, Figurinos, Adereços, como Actor e como Autor. Descobrindo no ensino as Marionetas como unidade de trabalho capaz de envolver os alunos em todas as áreas expressivas, especializou-se nesta arte, tornando-se profissional. Monta então os seus primeiros espectáculos, em que contracena com as suas Marionetas, contando histórias da sua autoria.
Assim, como Contador de Histórias com Marionetas, Delphim Miranda tem percorrido o País de lés-a-lés, através do extinto Serviço de Bibliotecas e Apoio à Leitura, da Fundação Calouste Gulbenkian participando, também, em festivais de Teatro, nacionais e internacionais.
É membro da UNIMA-P.
Está representado no Museu da Marioneta, em Lisboa.
Formador da companhia Teatro Frente & Verso, na concepção dos cabeçudos participantes na MIMMOS 2017.
Concebeu e executou Marionetas, para os Atores Maria do Céu Guerra e Luís Miguel Sintra, manipularem nos seus espetáculos.