“Era, é e será uma vez o Dom Roberto”
A seguinte apresentação, consiste na exposição do processo de adaptação de uma peça de teatro de marionetas do teatro Dom Roberto, “O Barbeiro”, para o formato de álbum ilustrado.
Esta adaptação, de uma peça de teatro português com séculos de existência, apresenta intrinsecamente o objetivo de inovação, preservação e divulgação num suporte diferente.
Para isso, são explorados e estudados modelos de construção necessários a um álbum ilustrado como são a relação entre texto e imagem, a possibilidade de integração de mecanismos interativos como forma de tornar a narrativa mais dinâmica, (Pop-Up), assim como o estudo de estilos gráficos e elementos visuais coerentes que ajudem a guiar o leitor pela história. Exploram-se também novos caminhos para a imaginação, através do aproveitamento visual da dupla página permitindo composições mais ricas e variadas, bem como a sugestão de novas interpretações de leitura a partir de narrativas secundárias.
Para além de se tornar um "livro" que estabelece um paralelismo àquela que é a essência do teatro, permite preservar no tempo o Património, incentivando pequenos e graúdos à aprendizagem e exploração da história e arte do teatro de marionetas.
Ficha-Técnica & Artística
Mariana Matos
Mariana Matos
Nascida na Covilhã, a arte acompanha-a desde sempre, tornando-se a Ilustração o percurso a seguir. Licenciada em Design Multimédia na UBI, e Mestre em Ilustração e Animação no IPCA, participa regularmente em concursos, feiras e exposições e tem vindo a explorar o campo das histórias infantis, tendo até ao momento 5 livros ilustrados: Livro da coleção "Histórias de Encantar" do Pingo Doce - "Os Três Coelhinhos" com texto adaptado por Ana Oohm (2021), "Vamos fazer bem aos outros?" "Vamos cuidar do ambiente?" e "Vamos ter uma vida saudável?" escritos por Isabel Silva (2021) e "A ovelha Nini", escrito por Susana Pinto. (2022) Atualmente, encontra-se a estagiar na editora de livros e jogos infantis Europrice, em Tentúgal - Coimbra, como ilustradora e designer.