top of page

TEATRO

DOM ROBERTO

Teatro Tradicional Português de Marionetas

M/3

Sobre o espectáculo

SINOPSE

Capaz de divertir pequenos e graúdos, Dom Roberto, o herói destas histórias, luta contra gigantes, monstros, salva princesas e é capaz de derrotar até a própria morte.
O Teatro Dom Roberto faz parte do imaginário dos portugueses mais antigos e que ainda se lembram dos robertos em feiras, romarias, praias e praças do país. Já conta com cerca de 4 séculos de história e chega aos nossos dias revitalizado por diversas companhias nas quais se incluem os Valdevinos.

xita-1.jpg

FICHA-TÉCNICA

& ARTÍSTICA

Autor: Teatro Popular Português Bonecreiro: Fernando Cunha Construção de Bonecos: Ana Pinto Cenários e Adereços: Carlos Apolo Martins Marceneiro: José Arruda Figueiredo Serralheiro: Joaquim Guerreiro Pesquisa: Valdevinos Design gráfico/web: Norma Carvalho Vídeo/Fotografia: Ricardo Reis Produção: Ana Pinto

Técnica: marionetas de luva

Classificação Etária: Maiores de 3 anos

Duração: apróx. 15 minutos cada

Teatro Dom Roberto
Valdevinos Teatro de Marionetas

Teatro Dom Roberto

Galeria Vídeo
dom-roberto-3.jpg
xita-1.jpg

O TEATRO

DOM ROBERTO

O Teatro Dom Roberto ou Teatro de Robertos é um repertório tradicional português de teatro de marionetas. A sua origem remonta ao séc.XVII introduzido em Portugal por marionetistas italianos e franceses, influenciados pela Commedia dell’Arte italiana. Adaptou-se à realidade cultural portuguesa seguindo a tradição europeia dos heróis populares com o personagem Dom Roberto que é capaz de vencer a própria morte. Uma característica relevante em todos os personagens é a voz distorcida pela utilização de uma palheta. O repertório chega aos nossos dias pelas mãos de mestres bonecreiros que solitariamente deambularam de lugar em lugar e nos passaram o testemunho desta tradição que procuramos preservar.

Teatro Dom Roberto