12, MAI, 24
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21H00

Histórias para crianças contadas aos adultos

Fernando Cunha e José Quevedo

MAI

24

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Histórias para crianças contadas aos adultos

Fernando Cunha e José Quevedo

A partir de um dos livros apresentados por Rita Sousa no Clube da Leitura anterior, vamos apresentar um pequeno espectáculo destinado a adultos. Cada aspecto da narrativa será interpretado através de diferentes técnicas de manipulação de marionetas. Após a apresentação, haverá uma discussão sobre as técnicas utilizadas, além da participação especial de alguns convidados para enriquecer a conversa. 


Convidados:

Miguel Falcão e A Bolha – Teatro com Marionetas (Ana Mota Ferreira e Manel Bilro)


Miguel Falcão (n. 1969, Lisboa)

Doutorado em Estudos de Teatro (2006), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e especializado em Teatro e Educação (2000), pela Escola Superior de Teatro e Cinema.

Professor Coordenador na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. É coordenador do Domínio de Teatro (desde 2008) e coordenador de três cursos de formação avançada: Mestrado em Educação Artística – com especializações em Artes Plásticas e em Teatro (desde 2009); Pós-graduação em Animação de Histórias (desde 2014); e Pós-graduação em Marionetas e Formas Animadas (desde 2014). Leciona, entre outras, unidades curriculares de Metodologias e Didática do Teatro, História do Teatro e Escrita para Teatro de Marionetas.

É Investigador Integrado do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (desde 2006). Privilegia a investigação nos domínios da “História do Teatro”, do “Teatro de Marionetas”, da “Educação Artística” e do “Teatro na Educação”.

Orientou/coorientou dezenas de trabalhos finais de curso, entre teses de doutoramento, projetos/relatórios/dissertações de mestrado e projetos de pós-graduação.

É autor de dezenas de artigos e de partes de livros, em publicações nacionais e estrangeiras. Entre os livros de investigação e ensaio publicados, contam-se, mais recentemente: Marionetas e Formas Animadas: Teorias e Práticas (2018, com Catarina Firmo, ed. Companhia das Ilhas); Educação Artística 2010-2020 (2021, com Teresa Leite e Teresa Pereira, ed. Instituto Politécnico de Lisboa); e Arquimedes da Silva Santos: Um homem (fora) do seu tempo (2021, com Isabel Aleixo, ed. Modo de Ler).

Tem sido membro de vários júris artísticos e literários, entre os quais, o Prémio de Mérito Henrique Delgado (FIMFA Lx – Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas de Lisboa, desde 2019) e o Prémio de Teatro Mário Rui Gonçalves (Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, 2014-2016). Tem desenvolvido atividade nas áreas da criação e da programação, de que destaca a sua participação em espetáculos de teatro de amadores durante cerca de vinte anos e a codireção artística do Festival Internacional de Teatro Caminhos (2000), do projeto artístico-comunitário Teatro Connosco (2012) e do Festival MuDaTe (2015), todos no concelho de Vila Franca de Xira. Em 2024, estão previstas várias montagens cénicas de textos da sua autoria por companhias profissionais, entre as quais a Comuna Teatro de Pesquisa (em maio) e a Companhia de Teatro de Sintra (em novembro). Na área da escrita para teatro, foi distinguido com o Prémio de Teatro Lucilo Valdez, em 2020 (pela peça Os últimos anos do Homem-Celha) e com o Prémio Nacional das Artes Maria João Fontaínhas, em 2022 (pela peça As Ressuscitadas).


A Bolha – Teatro com Marionetas

A  Bolha – Teatro com Marionetas começou a ser sonhada em 2016 pelas  cabeças de dois apaixonados pelo universo artístico das marionetas, Ana  Mota Ferreira e Manel Bilro, para se materializar em finais de 2018.

O  que os fascina são as suas inúmeras possibilidades, o que elas  transformam e como se transformam, as formas e os gestos de objectos que  ganham vida para além dos humanos que as tocam. Gostam de sublinhar o  “com” do nome em oposição ao “de”, pois na sua abordagem artística o  actor/manipulador está visível e estabelece uma relação umbilical com a  marioneta, e defendem que humano e marioneta têm a mesma relevância na  dramaturgia.

FICHA TÉCNICA/ARTÍSTICA

PÚBLICO-ALVO

M/12

DURAÇÃO

60 min.

ENTRADA LIVRE

RESERVAS & INFORMAÇÕES

Fernando Cunha e José Quevedo

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Aos 29 anos, Fernando Cunha, iniciou a carreira como ator/ bonecreiro, na companhia  Valdevinos Teatro de Marionetas, da qual é membro fundador. Desde aí até  aos dias de hoje continua ligado à companhia como diretor. Desempenha  várias funções que vão desde a escrita, encenação, formação e  representação. Fez formação com a Isabel Barros - “Movimento corporal  com as marionetas”, com Jean Luc Penso em marionetas de sombras chinesas  e de luva, com Marta Fernandes da Silva em construção de marionetas e  cenografia, com Luciano Reis em técnica de voz, com Filipe Crawford  máscaras neutras, larvares, expressivas, commedia dell ́Arte e de Bali,  com Matteo Cifariello fez formação de clown. Tem formação em teatro de  Lambe-lambe com José Quevedo. Formação Elaboração de projectos; Formação  financiamento projectos culturais pela Suggestus, Escrita Criativa -  Ondjaki, formação teatro de objetos – pela companhia Arriba las  Hu-manos. Pós-graduação Marionetas e Formas animadas pela ESELX - Escola  Superior de Educação de Lisboa Desempenha também funções como diretor  artístico: MIMMOS-Mostra Internacional de Marionetas, Máscaras e Objetos  de Sintra, Diretor e programador: Casa da Marioneta de Sintra. Desde  2015 que apresenta o Teatro Dom Roberto. Tem no seu repertório quatro  histórias tradicionais, “Rosa e os 3 Namorados”, “O Castelo dos  Fantasmas”, “O Barbeiro Diabólico” e a “Tourada à portuguesa”. Juntou ao  seu repertório duas novas histórias originais, “O Moleiro e o Burro” e  “O Pescador”. Querendo que esta tradição tenha a continuidade desejada  foi impulsionador, é diretor artístico, do “É só Palheta” - Encontro do  Teatro Tradicional Dom Roberto, que teve a sua primeira edição em  Setembro de 2021. Em 2021 assumiu o cargo de Presidente da Mesa da  Assembleia da UNIMA-P - União Internacional da Marioneta - Centro  português da UNIMA.

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José Quevedo nasceu  em La Guaira, Venezuela, em 27 de dezembro de 1985. Em 1993, ele  começou sua formação em teatro de marionetas com a Fundação Telba  Carantoña.

No 2002 recebe uma oficina da  marionetista Lilian  Maa'Dhoor. En 2005 entra na companhia Teatro Naku y no 2009 funda o  Telba Carantoña Teatro.

Em 2012, ele fez uma oficina de criação com o marionetista Toni Rumbaud.

Em 2013 realiza oficina com a companhia Phillipe Gentty e teatro Lambe-lambe com Gabriela Céspedes.

Desde 2015, ele faz parte do Movimento do teatro Lambe-lambe Venezuela.

Entre os anos 2017 e 2019 faz uma gira pelas ruas da  América do sul, desde o Caribe da Venezuela até a Patagônia Argentina.  Desde maio de 2019 reside em Portugal. Continua a trabalhar com Telba  Carantoña Teatro, e agora também com os Valdevinos Teatro de Marionetas.  Em setembro de 2023 vai fazer 30 anos de vida artística no teatro de  marionetas.

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