top of page

21H00

Histórias para crianças contadas aos adultos

Fernando Cunha e José Quevedo

ABR

26

IMG_20210213_113345.jpg

Histórias para crianças contadas aos adultos

Fernando Cunha e José Quevedo

A partir de um dos livros apresentados por Rita Sousa no Clube da Leitura anterior, vamos apresentar um pequeno espectáculo destinado a adultos. Cada aspecto da narrativa será interpretado através de diferentes técnicas de manipulação de marionetas. Após a apresentação, haverá uma discussão sobre as técnicas utilizadas, além da participação especial de um convidado para enriquecer a conversa. 


Convidados:

Khun e Yolanda Santos


Khun | Khun, também conhecido como Rodrigo Cunha, é um jovem artista de 20 anos oriundo de Massamá e Cacém, Portugal. Desde 2020, ele lançou mais de 7 projetos musicais, acumulando mais de 40 mil streams. Este ano, ele está preparando o lançamento de sua primeira mixtape/álbum, "Home Anywhere", já disponibilizando 4 músicas, incluindo a colaboração "Fases" com o artista Miguel G6. A mixtape conta com mais de 10 faixas e tem a produção de engenheiros de som renomados como DMinor, Yeezyuri e KyoBeats, apresentando uma variedade de estilos musicais, desde hip-hop, trap até dancehall, aplicando a sua essência e "vibes" que quis trazer para o projeto na sua ideologia. Khun tem explorado sua criatividade em estúdio, colaborando com o produtor CBS e o ronvisuals, e está determinado a continuar avançando em sua carreira musical.


Yolanda Santos | Nascida em Lisboa no ano de 1983, começou a fazer teatro amador em 1996 numa companhia de Teatro chamada CenAberta. Em 2004 estreou-se profissionalmente após já ter iniciado a sua formação académica, primeiro na Escola Espaço EVOÉ e depois na Escola Superior de Teatro e Cinema onde concluiu a licenciatura em Teatro - Actores, em 2007. Começou a dar aulas de Teatro em 2008 ao mesmo tempo que trabalhava como atriz profissional. Ao longo de mais de uma década investiu em formações complementares na área da técnica da Máscara, Commedia dell”art e Máscara Neutra. Nos últimos anos dedicou-se também a desenvolver aulas de Acting para Animadores 2D e 3D (cinema de animação). Nos últimos 4 anos desenvolveu vários projectos educativos, campanhas e eventos como activista para ONG ́s de direitos dos animais, onde teve também a oportunidade de ter formação em Movimentos sociais, Gestão de conflitos, e Kingian Nonviolence. O seu trabalho como ativista permitiu-lhe viajar para muitos locais diferentes enquanto palestrante e formadora em variados assuntos relacionados com Direitos dos

animais, Diversidade e Equidade, Alterações Climáticas, e Ativismo não-violento. Em 2021

concluiu uma pós-graduação em Gestão estratégica de Recursos Humanos na Universidade Europeia e fez um curso de especialização em Igualdade de Género.

FICHA TÉCNICA/ARTÍSTICA

PÚBLICO-ALVO

M/12

DURAÇÃO

60 min.

ENTRADA LIVRE

RESERVAS & INFORMAÇÕES

Fernando Cunha e José Quevedo

seafim-malacueco-1.jpg
icon-web.png

Aos 29 anos, Fernando Cunha, iniciou a carreira como ator/ bonecreiro, na companhia  Valdevinos Teatro de Marionetas, da qual é membro fundador. Desde aí até  aos dias de hoje continua ligado à companhia como diretor. Desempenha  várias funções que vão desde a escrita, encenação, formação e  representação. Fez formação com a Isabel Barros - “Movimento corporal  com as marionetas”, com Jean Luc Penso em marionetas de sombras chinesas  e de luva, com Marta Fernandes da Silva em construção de marionetas e  cenografia, com Luciano Reis em técnica de voz, com Filipe Crawford  máscaras neutras, larvares, expressivas, commedia dell ́Arte e de Bali,  com Matteo Cifariello fez formação de clown. Tem formação em teatro de  Lambe-lambe com José Quevedo. Formação Elaboração de projectos; Formação  financiamento projectos culturais pela Suggestus, Escrita Criativa -  Ondjaki, formação teatro de objetos – pela companhia Arriba las  Hu-manos. Pós-graduação Marionetas e Formas animadas pela ESELX - Escola  Superior de Educação de Lisboa Desempenha também funções como diretor  artístico: MIMMOS-Mostra Internacional de Marionetas, Máscaras e Objetos  de Sintra, Diretor e programador: Casa da Marioneta de Sintra. Desde  2015 que apresenta o Teatro Dom Roberto. Tem no seu repertório quatro  histórias tradicionais, “Rosa e os 3 Namorados”, “O Castelo dos  Fantasmas”, “O Barbeiro Diabólico” e a “Tourada à portuguesa”. Juntou ao  seu repertório duas novas histórias originais, “O Moleiro e o Burro” e  “O Pescador”. Querendo que esta tradição tenha a continuidade desejada  foi impulsionador, é diretor artístico, do “É só Palheta” - Encontro do  Teatro Tradicional Dom Roberto, que teve a sua primeira edição em  Setembro de 2021. Em 2021 assumiu o cargo de Presidente da Mesa da  Assembleia da UNIMA-P - União Internacional da Marioneta - Centro  português da UNIMA.

seafim-malacueco-1.jpg
icon-web.png

José Quevedo nasceu  em La Guaira, Venezuela, em 27 de dezembro de 1985. Em 1993, ele  começou sua formação em teatro de marionetas com a Fundação Telba  Carantoña.

No 2002 recebe uma oficina da  marionetista Lilian  Maa'Dhoor. En 2005 entra na companhia Teatro Naku y no 2009 funda o  Telba Carantoña Teatro.

Em 2012, ele fez uma oficina de criação com o marionetista Toni Rumbaud.

Em 2013 realiza oficina com a companhia Phillipe Gentty e teatro Lambe-lambe com Gabriela Céspedes.

Desde 2015, ele faz parte do Movimento do teatro Lambe-lambe Venezuela.

Entre os anos 2017 e 2019 faz uma gira pelas ruas da  América do sul, desde o Caribe da Venezuela até a Patagônia Argentina.  Desde maio de 2019 reside em Portugal. Continua a trabalhar com Telba  Carantoña Teatro, e agora também com os Valdevinos Teatro de Marionetas.  Em setembro de 2023 vai fazer 30 anos de vida artística no teatro de  marionetas.

Siga-nos no Facebook

ilustracao-bird-1.png
ilustracao-bird-2.png
bottom of page