16H00
Floresta
Teatro de Marionetas
Valdevinos Teatro de Marionetas
OUT
22

Floresta
Uma história sobre a importância das florestas na preservação do ambiente.
Silvestre é o Guarda da Floresta Fabulosa. Todos estão muito gratos, pois sabem que com ele se encontram em segurança. Mas um dia, Silvestre recebe uma carta de demissão, do Ministério das Profissões em Extinção. E agora? O que fazer para que todos os que vivem na floresta se mantenham protegidos?
“Floresta” é uma narração fabulística em que os personagens, habitantes da floresta, sustentam um diálogo entre si e que se prende com a história de vida de cada um, na luta pela sobrevivência.
Foca a importância do Guarda Florestal, da floresta e dos animais que nela vivem e como podemos viver em harmonia com tudo e todos, respeitando o que é de mais importante no nosso planeta: a Natureza.
Este espetáculo pretende contribuir para a aproximação das crianças, à Floresta, despertando por um lado um conhecimento mais profundo ao espaço natural e por outro sensibilizar para o respeito pelas florestas.
FICHA TÉCNICA/ARTÍSTICA
Autoria: Fernando Cunha
Encenação: Fernando Cunha
Música original: Norma Carvalho
Actores: Ana Peres e Fernando Cunha
Marionetas, adereços e figurinos: Ana Pinto
Cenografia: Ana Pinto e Fernando Cunha
Design Gráfico/web: Norma Carvalho
Produção: Ana Pinto
Técnica: luva e manipulação directa
PÚBLICO-ALVO
M/4
DURAÇÃO
40 min.
RESERVAS & INFORMAÇÕES
Apesar das novas tecnologias se imporem à velocidade de uma estrela cadente, nada se sobrepõe ao imaginário de uma criança. E é para elas, as crianças, que desde 1997 lhes dedicamos o nosso trabalho.
Em Sintra começámos e em Sintra continuamos, onde a realidade urbana e rural se tocam e se tornam um desafio aliciante.
Ao longo destes anos, partilhados com muitos companheiros e apoiados por aqueles que acreditam em nós, estes Valdevinos têm seguido um percurso natural, aprendendo, ensinando, divertindo... levámos a cena muitos textos, alguns originais, outros tantos de autores portugueses como António Pedro, António Torrado, Jorge Salgueiro, José Gomes Ferreira, Alice Vieira, José Jorge Letria, Luis Vaz de Camões, Margarida Botelho e ainda uma mão cheia de clássicos da literatura infantil, Charles Perrault, Irmãos Grimm ou Miguel Cervantes.
Procuramos abordar diversas temáticas e técnicas, utilizar vários materiais, acolher todas as ideias e gostamos de levar o nosso teatro a todos os lugares, não só em sítios fixos, mas sobretudo em regime de itinerância em escolas, bibliotecas, praias, feiras ou locais que, pela sua especificidade, se adequem ao espírito mágico que o espectáculo de marionetas, sem dúvida, tem capacidade de propor, valorizando e fomentando o gosto por esta arte.
Em Março 2015 inaugurámos a Casa da Marioneta de Sintra. Este espaço promove uma maior ligação à comunidade, ao universo temático (sensibilização ambiental, gosto pelo livro e leitura, entre outros) e ao espólio da companhia, através de actividades programadas, de carácter pedagógico e lúdico, dirigidas a públicos diversos. Pretendemos desenvolver o gosto e o respeito por esta arte, criando experiências gratificantes que fomentem visitas regulares, numa perspectiva de educação não-formal, que contribuam para a valorização do património cultural e integração social.